Orientações para Organização de Armários




A primeira providência a ser tomada para a organização de armários é uma análise criteriosa das roupas.


Para isso coloque-as em cima da cama e analise racionalmente o que você usa e o que não usa mais: não guarde peças que só precisam de uma “reforminha” ou para quando você perder aqueles quilinhos a mais. Uma boa dica para ajudar a saber se a roupa ainda é útil é lembrar-se se ela foi vestida nos últimos 10 meses; caso você não a tenha usado (e não for uma “roupa especial”, como por exemplo, um vestido longo para ocasiões formais) não hesite em doá-la. Outro método é considerar que 60% do seu guarda-roupa deve ser utilizado (se você usa menos que 60% de suas roupas é porque há excesso de peças).

Convença-se a doar suas roupas que não são mais utilizadas. Para isso use o argumento de que a roupa doada atingirá seu objetivo básico que é vestir alguém. Além disso, você terá mais espaço para guardar suas roupas e evitará que elas fiquem amassadas.


Passada a etapa de seleção do que você realmente usa, é hora de limpar o armário e as gavetas por dentro e por fora antes de recolocar as roupas neles. Use apenas um pano limpo e úmido para tirar o pó. Você pode colocar plástico auto-adesivo transparente (tipo con-tact) nas gavetas, prateleiras e chão do armário para garantir a durabilidade do mesmo.


Nesse momento, você fará a seleção do que deve ser dobrado e do que deve ser pendurado. De maneira geral, são dobradas e acomodadas em gavetas: roupas íntimas, roupas de ginástica, roupas de praia (biquínis, maiôs, sungas, cangas, etc...) meias, shorts, bermudas, camisetas de manga curta e de manga longa. Dobradas e acomodadas em prateleiras vão as malhas e casacos de lã/linha e peças de moletom. Por fim, são penduradas as camisas, saias, calças, vestidos, blazers, casacos, ternos, etc...


Uma boa organização de armário permite que você visualize rapidamente todas as suas roupas e possíveis combinações entre elas. Por esse motivo, a organização por estação (no verão, as roupas de inverno são guardadas no maleiro e vice-versa) não é recomendada. Além disso, é bastante trabalhoso duas vezes por ano fazer essa troca e as roupas que guardadas no maleiro acabam ficando amassadas. Só recomendamos a separação por estações se você tiver dois armários.



Inicie pelas roupas que devem ser penduradas, de acordo com a seguinte ordem:


Das cores claras para as cores escuras

Das peças com tecido fino para as peças com tecido encorpado

Das peças sociais para as esportivas

Das peças que são utilizadas no tronco para as peças utilizadas nas pernas, finalizando com as peças longas


Veja abaixo o esquema de organização para pendurar roupas:


Camisas e blusas

Saias e calças

Conjuntos femininos


Ternos e blazers

Peças longas (vestidos, sobretudos)

Peças mais encorpadas (jaquetas, casacos)


Cores claras Cores escuras

Tecidos delicados Tecidos encorpados


Os cabides ideais são os de madeira, com o ombro largo. Para saias e calças é possível usar cabides com grampos.

Pendure os cabides com a ponta do gancho para o fundo do armário (fica mais fácil para retirá-los) e se possível deixe apenas uma peça por cabide. Se você tiver altura suficiente no seu armário, pendure as calças e saias pelo cós. Não separe os conjuntos. As camisas são guardadas com o primeiro botão abotoado e os outros intercalados (um botão abotoado, outro desabotoado).


Algumas peças precisam ser protegidas com sacos (peças brancas, jaquetas, casacos pesados, etc...). Para isso sugerimos sacos de TNT pois este tecido apresenta pequenos poros que permitem a circulação de ar entre o saco e a peça (sacos de plástico não são recomendados).


Agora que suas roupas estão penduradas, comece a dobrar as peças que vão ser guardadas nas gavetas e prateleiras.


As roupas íntimas podem ser separadas por tipo (lingerie do dia-a-dia e lingerie para ocasiões especiais) e por cor. As calcinhas devem ser dobradas com o sutiã por dentro para que não se percam os pares. As meias também devem ser separadas por tipo e por cor. As meias podem ser dobradas ou guardadas uma dentro da outra (não dê nó nas meias para guardá-las pois isso as danifica).


É possível comprar em lojas ou fabricar em casa as divisórias para separar as peças (lingerie e meias) dentro das gavetas (meça o interior das gavetas, recorte seis tiras de papelão com altura 1 cm menor que a da gaveta. Três tiras devem ter o comprimento da largura e outras três devem ter o comprimento da profundidade. Com a tesoura faça três cortes perpendiculares até a metade da largura das tiras. Encaixe uma tira na outra até formar um separador com 16 nichos).


O ideal é deixar uma gaveta apenas para as roupas de ginástica porque a conservação dos tecidos (lycra, supplex, nylon, etc...) será melhor. Separe por tipo (tops, shorts, bermudas, leggings, etc...) e por cor.


As roupas de praia podem ficar em outra gaveta, separadas por tipo e cor. Os biquínis são guardados como as calcinhas e os sutiãs, os maiôs e as sungas são dobrados. Ao lado das roupas de banho, deixe os acessórios (cangas, saídas de praia, bonés, viseiras, etc...).


Os shorts e bermudas são separados por cor.


As camisetas de manga curta ficam numa gaveta e são empilhadas por cor. Evite fazer rolinhos pois as peças ficam amassadas, a exceção é para as camisetas de tecidos que não amassam (malha fria, lycra, supplex, etc...). A mesma regra vale para as camisetas de manga longa. Você pode usar um gabarito para dobrar as camisetas, assim elas ficarão do mesmo tamanho (use uma pasta, uma prancheta ou uma revista).


As malhas e casacos de lã/linha são dobrados usando o gabarito e colocados nas prateleiras de acordo com seu tipo e cor.

As peças de moletom são guardadas por cor. Use o gabarito para dobrar a parte de cima do conjunto e coloque a calça dentro da mesma.


Os calçados são separados por cor e por tipo (social, esportivo, tênis, chinelos, etc...). Procure guardar os sapatos com o bico para a frente do armário pois isso facilita a visualização. Os canos das botas não devem ser dobrados (coloque um pedaço de jornal num saco plástico e essa “armação” dentro do cano para melhor conservação). Nunca guarde sapatos sujos dentro dos armários. Se possível, não guarde no armário os sapatos que você acabou de descalçar, deixe-os um pouco fora do armário para respirarem.


As bolsas são guardadas em prateleiras (geralmente as mais altas) e dentro de sacos de TNT com visor para facilitar a identificação.


O lugar ideal para guardar cintos é o cinteiro que fica na porta do armário. Caso você não o tenha, guarde os cintos enrolados em uma gaveta (atenção: isso pode danificar o couro dos cintos com o passar do tempo).


Echarpes, lenços, pashminas podem ser guardados em cabides ou em gavetas. Em cabides, prenda-os com um pregador de roupas encapado com feltro para não escorregarem. Em gavetas, guarde-os dobrados.


Bijouterias podem ser guardadas numa gaveta. Para não misturar os colares, correntes, brincos, etc... guarde-os em saquinhos plásticos com fecho à venda na sessão de congelados dos supermercados.


Texto fornecido e de responsabilidade de Elizete Paulo & Simone Barreto - Time Savers